Campanha Checkup Melhor-Idade

Envelhecer não é fácil. Hábitos de uma longa vida somados à alterações de vários sistemas no corpo- humano refletem em uma saúde muitas vezes comprometida nesta fase da existência, tornando difícil, por muitas vezes, sua permanência ativa na sociedade. A saúde bucal não só sofre com tantas mudanças como é responsável por várias doenças e disfunções que se manifestam com mais intensidade após os 60
anos.

Cuidar e manter dentes saudáveis ao longo da vida exige sobretudo acesso a informação, profissionais de confiança, diagnóstico precoce e tratamentos preventivos. Atualmente, existe uma séria limitação de informação e orientação sobre a importância de preservar a saúde bucal, pois o sistema da mastigação está intimamente relacionado com diversos órgãos e sistemas do corpo humano.

E por este motivo, a Espaço Rocha Odontologia, em parceria com o Instituto Inscience (Instituto de Ciência e Educação em Odontologia), com a Associação Paranaense de Medicina Orofacial e o Grupo Qualidade em Saúde (Maior grupo de Cirurgiões-Dentistas da América Latina) promove a Campanha Check-up Melhor-Idade. Com a intenção de promover informação, diagnosticar e tratar a população, restabelecendo o equilíbrio entre a saúde bucal e saúde geral, esta campanha de abrangência nacional, tem com seus pilares a disseminação da informação sobre a importância da saúde odontológica para o corpo, a avaliação de pacientes e o diagnóstico. Tudo isso através de um Check-up Odontológico que aborda exames clínicos e complementares.

“ A Odontologia é um dos pilares para um corpo ativo, com longevidade e alegria.”
- Dr. Diego Rocha

Os problemas no sistema dentário podem desencadear a seguintes doenças:

• Disfunções respiratórias: inflamações e infecções como a pneumonia, asma, rinites e insuficiência respiratória leve;
  • Ronco: também uma disfunção respiratória que está associada a hipertensão, arritmia cardíaca e AVC;
  • Apnéia obstrutiva do sono: outra desordem respiratória que tem índice de 35% de óbito para portadores desta disfunção por 8 anos;
  • Perda do equilíbrio: causada pela instabilidade da prótese ou da mordida;
  • Postura corcunda: Postura da mandíbula altera a postura corporal;
  • Surdez parcial: Prótese e dentes desgastados alteraram a função auditiva;
  • Engasgamento: atrofia dos músculos da mastigação geram diminuição do espaço da garganta;
  • Tosse repetitiva: sensação de muco ou sólido na garganta;
  • Alteração do sono: vários despertares durante o sono;
  • Sonolência durante o dia: sensação de cansaço e fadiga precoce;
  • Desordens gástricas: refluxo, inflamações estomacais;
  • Depressão do Sistema Nervoso: alterações hormonais e metabólicas que deprimem o funcionamento do organismo;
  • Xerostomia ou boca seca: diminuição da saliva, podendo agravar doenças bacterianas;
  • Doença cárie: pode agravar doenças inflamatórias e respiratórias;
  • Lesão da mucosa bucal: pode acarretar Candidíase e Câncer bucal;
  • Periodontite: inflamação gengival que leva a perda dos ossos de suporte dos dentes, podendo amolocê-los.

Abrace a Campanha Check-up Melhor-Idade. Divulgue a seus familiares e conhecidos estas informações tão importantes para um corpo mais saudável e uma vida mais duradoura e feliz.

“A Terceira-Idade pode ser A Melhor-Idade.”