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O que você precisa saber sobre alimentação e cáries

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Um dos fatores que mais influenciam nos danos aos nossos dentes e o aparecimento de cáries, é a alimentação. A ingestão excessiva de açúcares é um vilão desde a infância e, claro, não é nada legal ter que evitar comer alimentos doces, como bolachas, balas e chicletes, mas quando se trata da cárie, é importante balancear a alimentação adicionando alguns outros elementos saudáveis e que podem ser preventivos.

 

O cálcio é um ingrediente fundamental para prevenir a cárie, especialmente nas crianças. Os lacticínios são uma fonte maravilhosa de cálcio, que se encontra no leite, iogurte e queijo; já que o cálcio não se encontra na gordura, o leite descremado e o iogurte zero gordura são igualmente benéficos. Outras opções são os vegetais verdes como os brócolis e o repolho chinês, o peixe enlatado com ossos, as amêndoas, as nozes brasileiras e os grãos secos.

 

As frutas, fibras e vegetais também são muito amigáveis no combate às cáries. Consumir alimentos ricos em fibra mantém o fluxo de saliva, a qual ajuda a criar defesas minerais contra a cárie. Os frutos secos como as tâmaras, as passas e os figos, e as frutas frescas como as bananas, as maçãs e as laranjas, são boas fontes de fibra. Outras opções são os grãos, as couves-de-bruxelas e as ervilhas, bem como o amendoim, as amêndoas e o farelo de trigo.

 

Já os grãos inteiros são ricos em ferro e vitaminas B, os quais ajudam a manter as gengivas saudáveis. Os grãos inteiros também contêm magnésio, que é um ingrediente fundamental para ossos e dentes. Além disso, os grãos inteiros também são ricos em fibra. Consumir alimentos como o farelo de trigo, o arroz integral e os cereais e massas de grão inteiro, é uma prática ideal.

 

Ao comprar lanches, prefira alimentos saudáveis, tais como os indicados previamente e afaste-se o máximo que puder dos doces, porque o açúcar, em conjunto com a placa, debilita o esmalte dental, deixando-o vulnerável às cáries. De fato, cada vez que consumimos guloseimas, o açúcar fica nos dentes 20 minutos depois de ser ingerido.

 

Quando você quiser seguir uma dieta saudável, que seja boa para seus dentes e para o resto do seu corpo, tente de ser fiel à pirâmide alimentar. A pirâmide está estruturada para oferecer porções saudáveis de todos os grupos alimentares necessários durante o dia. Lembre-se de procurar, também, um profissional em nutrição para te ajudar a seguir uma dieta balanceada e exclusiva para você, o que vai te ajudar a manter sua saúde bucal e de seu corpo como um todo.

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