Entenda a relação entre dores de cabeça e a saúde da sua boca

Dores de cabeça e tensões no pescoço e ombros podem incomodar durante anos sem que se encontre uma solução, mesmo depois de visitar médicos de diferentes especialidades e tomar medicamentos variados. E pasme, esse tratamento pode estar mais perto do que se imagina: no consultório do seu dentista.

Isso mesmo! As dores de cabeça e enxaquecas que você sente com certa frequência podem estar ligadas à saúde da sua boca. Esse incômodo acontece, pois toda a estrutura de nervos, músculos e articulações na face é uma só, e por isso diversos problemas odontológicos podem ser responsáveis por uma dor de cabeça persistente. Uma enxaqueca, por exemplo, pode ser decorrente de uma fadiga na musculatura relacionada à mastigação. Esse estresse muscular pode se tornar mais intenso por conta de fatores emocionais, como cansaço e ansiedade. Veja a seguir mais exemplos de problemas odontológicos que podem causar dores de cabeça e enxaquecas agudas:

Bruxismo

O bruxismo, nome atribuído à prática de ranger os dentes, pode ser um motivo para o estresse muscular na face, podendo causar desconfortos e dores na cabeça e no pescoço.  Muitas pessoas, de diferentes idades, rangem os dentes sem perceber e na maioria das vezes enquanto dormem. Essa rigidez na musculatura pode ser intensificada em situações de estresse e condição emocional instável. Além de desgastar as estruturas dentárias e até quebrar restaurações, o ranger e apertar dos dentes provoca a fadiga muscular do sistema mastigatório e causa dor intensa na lateral do rosto.

Quando não tratado, o bruxismo só piora com o tempo, resultando até em um processo inflamatório que vem acompanhado de inchaço e dor ainda mais intensa. Esse inchaço pode pressionar o nervo trigêmeo, ocasionando a temida neuralgia do trigêmeo, que tem a fama de ser uma das piores dores existentes.

DTM (Disfunção Temporomandibular)

ATM é a articulação temporomandibular, que faz a ligação entre o maxilar e o crânio. A disfunção da ATM é chamada de DTM e indica um mau funcionamento dessa articulação.

Os sintomas da DTM podem ser dor de cabeça, dor de ouvido e dor ao bocejar. Pode trazer ainda um desconforto (sensação de desencaixe) para abrir e fechar a boca e mastigar. A disfunção pode ter também uma série de outros sinais que causam bastante incômodo ao paciente, ocasionando também dores na cabeça, pescoço e enxaqueca.

Infecções nos dentes ou gengivas

Qualquer problema nos dentes e gengivas, como cáries e gengivite, também pode causar dores de cabeça. Essas inflamações, quando não tratadas, podem também atingir o nervo trigêmeo.

Para prevenir esses problemas, é importante ser disciplinado com a limpeza dos dentes, utilizando pasta de dente com flúor e fio dental sempre após as refeições e antes de dormir.

Agora que você já conhece algumas possíveis causas para as dores de cabeça e enxaquecas, já sabe: visite o dentista regularmente e indique os sintomas que te incomodam. Afinal, A dor de cabeça e a odontologia estão interligadas em muitos casos clínicos e o profissional de odontologia poderá te indicar a causa e o tratamento adequado e exclusivo para o seu caso.