Saúde bucal interfere diretamente na qualidade do treino e da performance durante a prática de atividades físicas

A prática de atividade física traz inúmeros benefícios para o corpo, mas o que poucas pessoas sabem é que o desempenho durante a prática dos exercícios pode ter influência da saúde bucal.

Os problemas bucais podem afetar diretamente o rendimento dos treinos e afetar a performance do atleta amador ou profissional. Podendo ser eles desde alterações dos músculos e nos ossos da mastigação, respiração bucal, desordens na ATM, até as inflamações na boca como: gengivite, periodontite e cárie.

Quando os dentes estão mal posicionados e existem alterações dos músculos e dos ossos na mastigação, ocorre um desequilíbrio da respiração e essa muda o ritmo dos batimentos cardíacos, resultando na diminuição da oxigenação que chega nos músculos e no cérebro. Esse desequilíbrio gera estresse no corpo e afeta a qualidade do sono, que faz com que a pessoa acorde mais cansada e prejudique a formação dos hormônios oriundos durante o sono, o que acaba diminuindo o potencial imunológico da boca deixando a pessoa mais sensível às doenças causadas por bactérias e vírus.

Outros problemas que podem surgir com a síndrome da respiração bucal:

- Face longa;

- Mordida aberta;

- Protrusão maxilar;

- Retrognatismo mandibular;

- Sonolência acentuada;

- Diminuição da acuidade auditiva;

- Batimentos cardíacos arrítmicos.

Obs.: Fisiologia: ventilação pulmonar

- repouso: 5-6 L O2/min

- atividade: 50-70 L O2/min

As inflamações na boca, como: gengivite, periodontite e cáries também influenciam diretamente no desempenho de quem pratica atividade física, pois diminuem a produção de proteínas que fortalecem os músculos, tornando-os mais frágeis e sensíveis, além de suscetíveis a rompimentos, lesões e dores musculares. O outro fator em que as inflamações também interferem é na produção do ácido lático e creatina, que faz com que a pessoa tenha fadiga muscular precoce, além de diminuir o desempenho devido ao cansaço.

Quando as desordens odontológicas funcionais são corrigidas, como o desenvolvimento dos ossos maxilares e dos músculos da mastigação é notória a melhora na prática da atividade física, pois permite o bom fluxo respiratório (respiração nasal). Veja os benefícios:

- Controle do ritmo cardíaco;

- Maior absorção de O2;

- Desenvolvimento e fortalecimento das artérias;

- Maior oxigenação muscular;

- Maior oxigenação cerebral;

- Maior equilíbrio da temperatura corporal;

- Regulação do CO2 corporal;

- Repouso muscular durante o sono;

- Equilíbrio fisiológico e hormonal no sono;

- Equilíbrio da função imunológica da boca;

- Saúde da mucosa bucal, faríngea, osofágica, gástrica e intestinal.

Agora que você entendeu a importância de manter a saúde bucal em dia para ter um bom desempenho durante a prática das atividades físicas, consulte o seu dentista!