20 de março: Dia Mundial da Saúde Bucal

Hoje, dia 20 de março, celebramos o Dia Mundial da Saúde Bucal. A data foi instituída em 2007 pela Federação Dentária Internacional (FDI) e tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da saúde da boca e prevenção de possíveis doenças bucais e do corpo como um todo.

Em vários países são realizadas ações que pretendem diminuir os índices de cárie, doenças periodontais e perda dos dentes. Doenças comuns, extremamente prejudiciais e que podem ser prevenidas com visitas recorrentes ao dentista e instrução para uma higiene adequada.

Sabemos que a saúde como um todo inicia na boca e muitas das doenças decorrem da má higiene bucal, como as já listradas anteriormente. E esse não é um pensamento novo. Desde a antiguidade e na medicina tradicional chinesa, a boca era uma referência das condições sistêmicas de um paciente e isso permanece até hoje. Muitas doenças começam pela boca. Algumas até com prognóstico comprometedor como a leucemia, diabetes, endocardites, doenças autoimune, anemia e outras.

Em geral, a boca tem um importante papel na qualidade de vida de um indivíduo. Por esse motivo, neste dia, salientamos ainda mais a importância em visitar o Cirurgião-Dentista periodicamente. A saúde não pode esperar. Faça sua parte para ter boca e corpo saudáveis!