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Sono e atividade física

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SONO

 

Não é à toa que sempre ouvimos que o ideal é dormir oito horas por dia. Os médicos recomendam esse hábito pois, enquanto dormimos, além de descansar, o nosso corpo também trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções. Por isso, o sono é tão importante para nossa saúde.

 

Confira abaixo alguns benefícios do sono para a sua saúde: 

 

Obesidade: durante o sono, o corpo produz o hormônio leptina, responsável pela sensação de saciedade. Pessoas com apneia do sono e insônia podem sentir mais vontade de comer pela carência dessa substância. Além disso, nosso corpo queima calorias durante as horas de sono, sendo que dormir menos de oito horas pode reduzir em até 55% esse consumo.

 

Diabetes: dormir mal aumenta a resistência do corpo à insulina, complicando ainda mais o controle da doença. De acordo com pesquisadores da Northwestern University, dos Estados Unidos, 82% dos pacientes diabéticos que apresentam dificuldades para dormir e que tiveram seu sono monitorado apresentaram resistência à insulina.

 

Hipertensão: o cansaço provocado por diversas noites mal dormidas causa estresse e aumenta a pressão sanguínea, causando hipertensão no médio prazo. Segundo estudo da Universidade de Montreal, no Canadá, a hipertensão desencadeada por insônia afeta até mesmo os pacientes sem predisposição à doença.

 

Memória: pessoas que dormem bem absorvem melhor as informações que recebem durante o dia. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Lubeck, na Alemanha, durante as horas de sono ocorre a produção de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, fundamentais para o aprendizado e a memória.

 

Depressão: pessoas que dormem menos de seis horas por dia têm mais chances de desenvolver depressão, é o que afirma o estudo realizado pelo Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, nos Estados Unidos, que constatou que quem dorme de seis a nove horas tem mais ânimo e qualidade de vida.

 

ATIVIDADE FÍSICA 

 

Assim como o sono, a atividade física também influencia, e muito, para um bom funcionamento do corpo, pois vai além da perda de peso, estando relacionada com a prevenção de doenças, como a hipertensão e o diabetes.

 

A prática de atividade física é, sem dúvida, essencial para aumentarmos nossa qualidade de vida. Inúmeros estudos demonstram como a prática frequente evita doenças e melhora, até mesmo, nossa disposição para a realização de nossas atividades diárias. A seguir, uma lista com os principais benefícios de se praticar atividades físicas e também os riscos de se ter uma vida sedentária:

 

  • A atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

 

  • Controla os níveis de colesterol.

 

  • Pode ser uma importante aliada no tratamento da depressão e ansiedade.

 

  • Melhora o condicionamento muscular e também cardiorrespiratório.

 

  • Provoca uma série de mudanças no organismo, tais como o ganho de massa muscular, que está diretamente relacionado com a melhora da autoestima.

 

  • Importante para o controle de peso.

 

  • Melhora dores e diminui a incapacidade funcional.

 

  • Melhora a qualidade do sono.

 

  • Melhoram o desempenho cognitivo.

 

  • Reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar.

 

Com todos esses benefícios do sono e da atividade física, encerramos nossa semana da saúde. Então já sabe, né?! Para ter uma vida saudável e com bem-estar, é importante focar em bons hábitos: Sol, Dieta, Sono e Atividade Física.

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