Odontologia pode ser a solução para tonturas

Quando os dentes não estão na posição de conforto, acabam desequilibrando músculos, articulações e ligamentos, gerando uma série de sintomas entre eles a dor e a tontura. Inúmeras pessoas no mundo têm sintomatologia e dessas, muito poucos casos são diagnosticados e tratados de maneira correta.

Geralmente, o sintoma da tontura pode estar ligado à ATM. Porém não só uma alteração no disco ou nos dentes é que poderão gerar a ATM, mas também inúmeros fatores, dentre eles os psicológicos, que levam a hábitos parafuncionais, dentre os quais podemos destacar: Roer unhas ou remover cutículas com os dentes; Mastigar de um só lado; Chupar ou morder o dedo, objetos e alimentos duros; Apoiar a mão no queixo, enquanto estuda ou trabalha. Além de causar dores de cabeça, pode causar tonturas (chamadas de labirintites), aparecimento de zumbidos, dores próximas ao ouvido e torcicolos; levando o paciente a procurar profissionais de diversas áreas, (como otorrino, neurologista, ortopedista, entre outros). Isso ocorre devido a proximidade da articulação e os músculos que participam da mastigação, com diferentes órgãos do corpo humano (como o ouvido e o pescoço, por exemplo).

As tonturas ou vertigens, também chamadas de labirintites, são originadas, em grande parte dos casos, devido a um ligamento que está em contato com o labirinto e um músculo, que é tracionado quando ocorre um desequilíbrio na musculatura da ATM, ocorrendo devido essa tração, uma sensação de perda do equilíbrio ou tontura, muitas vezes, bastante acentuadas, que normalmente melhoram, com o tratamento da ATM. A tontura é um sintoma que causa desconforto grandioso, por isso é preciso estar atento e consultar tanto o médico quanto o dentista em caso de apresentação do problema, pois qualquer alteração dentária, que pode ser desde um simples dente torto, uma mordida inadequada ou até mesmo a falta deles, podem gerar um desequilíbrio, levando a um quadro de ATM.

Em meu Instagram você pode conferir a história da Marilene Zorek, minha paciente que, por muitos anos, sofreu com a tontura e encontrou tratamento em meu consultório e hoje pode viver com qualidade!