Check-up Odontológico

A Odontologia é uma espacialidade da área da saúde que abrange o sistema da mastigação (dentes, osso maxilar e mandibular, músculos mastigatórios, articulação temporomandibular e tecidos periodontais) e vários sistemas associados, como: audição, visão, respiração, postura corporal e sistema nervoso.

Nos tempos atuais, cada dia mais os pacientes apresentam queixas de sinais e sintomas de dor e desconforto no corpo. Ao procurar um profissional de saúde, apenas medicamentos são prescritos, não sendo investigado, na maioria das vezes, a causa da doença ou disfunção.

Na infância, por exemplo, para quadro de alergias, inflamações e infecções respiratórias e/ou auditivas são, em geral, indicados tratamentos com medicação (analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos). Por conta da causa não ser investigada, a criança, em poucos meses, volta a apresentar o mesmo quadro de doença e sintomas. Mesmo em casos cirúrgicos que são indicadas e realizadas, se o fator causal da doença não for entendida, a recidiva do quadro patológico acontece em sua grande maioria das vezes. Dentro desse assunto a odontologia tem vital importância, visto que o é desenvolvimento do sistema mastigatório que estimula e orienta o crescimento e desenvolvimento dos sistemas respiratório e auditivo. Caso o sistema da mastigação não seja estimulado, a criança passa a realizar uma respiração preferencialmente pela boca, desencadeando assim, todo um processo patológico que envolver, doenças respiratórias, postural e do sistema nervoso central. Para que isto não ocorra, o acompanhamento deve ser médico-odontológico, alcançando assim, um corpo equilibrado e saudável.

Para o adulto, o conceito de cuidado com a saúde deve ser o mesmo. Muitos pacientes realizam tratamentos e tentativas frustradas para sanar uma queixa de disfunção ou doença sem entender a causa e o processo de resposta do corpo que culminou na queixa relatada. Assim, gasta-se com tratamentos que apenas mascaram o problema por um período e não se chega a cura propriamente dita. Por isso, é fundamental buscar um profissional de saúde, seja dentista, médico ou fisioterapeuta que primeiramente esteja atento a etiologia da doença e que busque um tratamento para se alcançar a cura.

Sobre a Odontologia, por exemplo, um quadro de desordem dentaria pode desencadear enxaquecas, distúrbio do sono, ronco, apneia obstrutiva do sono, dores em região do pescoço, ombros e costas, tonturas e visão turva, zumbidos e surdez parcial e outros sintomas, destacando principalmente a depressão do sistema nervoso central.

Por este motivo, como na medicina, é fundamental pensar em prevenção em odontologia, antecipando doenças sérias e disfunções importantes que prejudicam o funcionamento do corpo, gerando sinais e sintomas que interferem na saúde geral e na qualidade de vida do indivíduo.

Para isso, a Espaço Rocha Odontologia dispõem aos seus pacientes um programa de Check-Up Preventivo Digital, um exame que dispõem de tecnologia para mapeamento de doenças em estágio inicial através de uma câmera intra-oral com aumento em até 60X a olho nu. Desta forma, o paciente previne doenças bacterianas importantes, evitando procedimento mais complexos, tratamentos longos e de alto custo. O Check-Up Preventivo Digital faz parte do protocolo de Check-Up Odontológico da Espaço Rocha Odontologia, onde com outros exames especializados identificam-se distúrbios e doenças funcionais, o que podem resultar em um corpo doente, com seu funcionamento físico, metabólico e emocional deprimido.

“Os Dentes preservam a face. A face sustenta o corpo. O corpo mantém a vida”

Dr. Diego Rocha

Fundador

E CEO da Espaço Rocha Odontologia