DTM

ATM é a articulação que liga o maxilar à mandíbula. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento desse complexo sistema de músculos, ligamentos, discos e ossos é chamado de disfunção da ATM (DTM).

QUAIS OS SINTOMAS DA DTM?

Disfunções de ATM apresentam muitos sinais e sintomas. Seu dentista será fundamental para um diagnóstico preciso, por meio de uma história médica e dentária completa, um exame clínico e de radiografias adequadas.

ALGUNS DOS SINTOMAS MAIS COMUNS DA DTM SÃO:

Dentes: desgastes exagerados, fraturas, migração da sua posição e perda irreversível. Músculos: atrofia, encurtamento e diminuição da atividade dos músculos da cabeça e pescoço, dores de cabeça, dores na nuca e sensação de cansaço ao mastigar. Audição: zumbido, coceira, sensação de corrimento e surdez parcial. Articulação: disfunção da articulação (DTM), ruídos, estalos, crepitações, deslocamento. Respiração: ronco e apnéia do sono. Sistema nervoso: o distúrbio do sono poderá causar uma desordem metabólica e consequentemente levar a uma depressão do sistema nervoso. Visão: dor e pressão atrás dos olhos. Estética: rugas faciais, diminuição do lábio aparente e posição do queixo para frente.

COMO TRATAR A DTM?

O tratamento depende da causa e para defini-lo é necessário um exame clínico rigoroso e exames complementares, conforme cada caso, tais como: Raio-X, tomografia, ressonância magnética, polissonografia, eletromiografia e exames de sangue.

Após os exames necessários, é concluído o diagnóstico e então realizado o plano de tratamento. Em geral, na maioria dos casos (entre 95 a 98%) o tratamento compreende aparelhos oclusais (atuação muscular, articular e sistema nervoso central) e tratamento dentário. As cirurgias são reservadas para os casos mais graves (entre 2 a 5%), por isso a importância do diagnóstico precoce.