Periodontia

A Periodontia é a especialidade da odontologia que trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Esse sistema é formado por osso alveolar, ligamento periodontal e cemento.

COMO SURGE A DOENÇA GENGIVAL?

Vários fatores são determinantes para o aparecimento da Doença Periodontal, por esta ser uma doença multifatorial. Os principais fatores são:

• Placa bacteriana
  • Higiene insatisfatória
  • Fator genético
  • Idade
  • Doenças inflamatórias (diabetes, hipertensão, obesidade visceral, entre outras)
  • Fumo
  • Excesso de álcool
  • Nutricional

QUAIS OS ESTÁGIOS DA DOENÇA GENGIVAL?

Gengivite: é uma Inflamação gengival apresentando sangramento e vermelhidão na gengiva. Neste estágio ainda não há perda óssea e retração gengival. Seu tratamento baseia-se na readequação e orientação de higiene bucal.

Periodontite: é a doença inflamatória nos tecidos que envolvem os elementos dentários, podendo apresentar sangramento, perda óssea, retração gengival, mobilidade dentária e até perda dos dentes. Seu tratamento baseia-se no controle dos fatores desencadeantes dessa doença, como raspagens das raízes, prescrição de medicamentos, extração ou reabilitação de dentes condenados e equilíbrio da oclusão, assim como controles da dieta e higiene.

Prevenção: acreditamos que a prevenção e a conscientização do paciente é o melhor método para evitar essas doenças ou para não ocorrer recidivas após o tratamento. O controle mecânico diário da placa bacteriana — ensinado pelo Cirurgião-Dentista, por meio de uma técnica correta de higiene bucal, fio dental e escovas especiais para higiene avançada — é determinante para manter a gengiva e os dentes em condição de saúde e inclusive reverter os episódios de gengivite.

Tanto o tratamento da gengivite quanto o da doença periodontal requerem, além do controle ou tratamento realizado pelo Dentista, a motivação do paciente e técnicas adequadas de higiene bucal.

DOENÇA PERIODONTAL VS DOENÇAS SISTÊMICAS

Várias pesquisas vêm indicando que a doença periodontal é um fator agravante e que poderão desencadear ou dificultar o controle de outras doenças sistêmicas, como:

• Hipertensão
  • Parto prematuro